domingo, 3 de setembro de 2017

ARTRÓPODES

01.(ENEM ) A atividade pesqueira é antes de tudo extrativista, o que causa impactos ambientais. Muitas espécies já apresentam sério comprometimento em seus estoques e, para diminuir esse impacto, várias espécies vêm sendo cultivadas. No Brasil, o cultivo de algas, mexilhões, ostras, peixes e camarões, vem sendo realizado há alguns anos, com grande sucesso, graças ao estudo minucioso da biologia dessas espécies. Os crustáceos decápodes, por exemplo, apresentam durante seu desenvolvimento larvário, várias etapas com mudança radical de sua forma.

Não só a sua forma muda, mas também a sua alimentação e habitat. Isso faz com que os criadores estejam atentos a essas mudanças, porque a alimentação ministrada tem de mudar a cada fase. Se para o criador, essas mudanças são um problema para a espécie em questão, essa metamorfose apresenta uma vantagem importante para sua sobrevivência, pois
A) aumenta a predação entre os indivíduos.
B) aumenta o ritmo de crescimento.
C) diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.
D) diminui a quantidade de nichos ecológicos ocupados pela espécie.
E) mantém a uniformidade da espécie.

02.(ENEM) O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos à reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios. A ecdisona promove as mudas (ecdíases), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta.


Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos. A vantagem de uma árvore que produz uma substância que funcione como hormônio juvenil é que a larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse hormônio e:
A) vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta.
B) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta.
C) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas.
D) morre, pois chega muito rápido à fase adulta.
E) morre, pois não sofrerá mais mudas

03. Uma criança achou em seu quarto um animal estranho que possuía um par de antenas e o corpo alongado com vários segmentos, sendo que em cada segmento era possível observar dois pares de pernas. Ele então resolveu chamar sua mãe para verificar que ser era aquele. A mãe respondeu sem hesitar que se tratava de um inseto comum e que não havia motivo para temê-lo.
A afirmação da mãe está correta?
A) A mãe está correta, uma vez que o animal possui antenas, uma característica dos insetos.
B) A mãe está errada, pois a característica apresentada é de um aracnídeo.
C) A mãe está errada, pois insetos possuem três pares de patas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
D) A mãe está errada, pois animais que apresentam dois pares de patas por segmento são classificados como quilópodes.
E) A mãe está correta, pois todas as características mencionadas são encontradas nos insetos.

04. Alguns insetos possuem desenvolvimento indireto, apresentando, portanto, uma forma jovem que sofre algumas transformações até chegar à fase adulta. Quando a fase jovem já apresenta alguma semelhança com a adulta, dizemos que o inseto é:
A) ametábolo.
B) hemimetábolo.
C) holometábolo.
D) perimetábolo.
E) alometábolo

05. (Fuvest) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?
A)     Gafanhoto e libélula.
B)     Borboleta e barata.
C)     Mariposa e abelha.
D)     Percevejo e mosquito.
E)     Besouro e mosca.

06. (UEL) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:
A) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.
B) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado.
C) Vaso sanguíneo dorsal e respiração traqueal.
D) Vaso sanguíneo ventral e corpo segmentado.
E) Cordão nervoso ventral e vaso sanguíneo ventral.

07. (PUCRS) O canal de televisão fechada "National Geographic Channel" divulgou um documentário que trata de artrópodes, indicando que o grupo dos insetos era o mais desprestigiado do reino animal, por apresentar espécies que causam repugna ao homem. Dos exemplares relacionados abaixo, o único a NÃO ser apresentado no documentário, por tratar-se de um aracnídeo, ao invés de um inseto, é:
A) o cupim.
B) o percevejo.
C) a pulga.
D) o carrapato.
E) a barata.

08. (Unesp) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente:
A)     leishmaniose, mosquito anófeles e Leishmania brasiliensis.
B)     úlcera de Bauru, mosquito cúlex e Plasmodium vivax.
C)     doença do sono, mosca-tsé-tsé e Trypanossoma cruzi.
D)     doença de Chagas, barbeiro e Trypanossoma gambiensis.
E)     úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania brasiliensis.

09. Em uma aula de Biologia, o professor entregou aos alunos alguns animais artrópodes para que fossem agrupados de acordo com as suas respectivas classes taxonômicas. Os animais entregues pelo professor foram: aranha, barata, camarão, borboleta, carrapato, escorpião e lacraia. Veja quantas classes estão presentes nessa lista e marque a alternativa correta:
A) 7
B) 3
C) 6
D) 2
E) 4

10. Marque a alternativa que lista, respectivamente, a estrutura excretora e o tipo de respiração presente no animal representado no desenho abaixo.

Qual é o aparelho excretor e o tipo de respiração do animal na figura acima?
A) Túbulos de Malpighi e respiração branquial.
B) Glândulas coxais e respiração traqueal.
C) Túbulos de Malpighi e respiração traqueal.
D) Glândulas antenais e respiração traqueal.
E) Glândulas verdes e respiração traqueal.

11. Corpo dividido em cefalotórax e abdome, número de patas variável, dois pares de antenas, desenvolvimento indireto. Essas características pertencem a qual artrópode?
A) Crustáceos;
B) Diplopodes;
C) Aracnídeos;
D) Insetos;
E)     Quilópodes.

12. (Mack) Os artrópodos apresentam várias características que mostram que eles são mais evoluídos do que os anelídeos.Entretanto, existe uma característica dos artrópodos que contraria essa colocação. Essa característica:
A) é o sistema circulatório aberto.
B) são os apêndices articulados.
C) é o desenvolvimento indireto.
D) é a digestão extracelular.
E) é a fecundação externa.

13. (Vunesp) As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho e a centopéia, um quilópode terrestre.


Apesar de apresentarem algumas características comuns, tais como, apêndices locomotores e segmentação do corpo, estes animais pertencem a filos diferentes. Assinale a alternativa correta.
A) O nereis é um anelídeo, a centopéia é um artrópode e ambos apresentam circulação aberta.
B) O nereis é um artrópode, a centopéia é um anelídeo e ambos apresentam circulação fechada.
C) O nereis é um asquelminto, a centopéia é um platelminto e ambos não apresentam sistema circulatório.
D) O nereis é um anelídeo, a centopéia é um artrópode e ambos apresentam exoesqueleto.
E) O nereis é um anelídeo, a centopéia é um artrópode, mas apenas a centopéia apresenta exoesqueleto.

14. (PUC) Durante uma aula de Zoologia, um professor descreveu um artrópode como: ― pequeno animal sem asas, com três pares de patas, antenas e o corpo segmentado em três partes distintas: cabeça, tórax e abdome‖. Com esta descrição o animal deveria ser:
A) um inseto.
B) um escorpião.
C) um ácaro.
D) uma aranha.
E) um diplópode ou um quilópode.

15. Uma colônia de formigas inicia-se com uma rainha jovem que, após ser fecundada pelo macho, voa e escolhe um lugar para cavar um buraco no chão. Ali dará origem a milhares de formigas, constituindo uma nova colônia. As fêmeas geradas poderão ser operárias, vivendo cerca de um ano, ou novas rainhas. Os machos provem de óvulos não fertilizados e vivem aproximadamente uma semana. As operárias se dividem nos trabalhos do formigueiro. Há formigas forrageadoras que se encarregam da busca por alimentos, formigas operárias que retiram dejetos da colônia e são responsáveis pela manutenção ou que lidam com o alimento e alimentam as larvas, e as formigas patrulheiras. Uma colônia de formigas pode durar anos e dificilmente uma formiga social consegue sobreviver sozinha. MELO, A. Como funciona uma sociedade de formigas? Disponível em: http://www.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 21 fev. 2009 (adaptado).
Uma característica que contribui diretamente para o sucesso da organização social dos formigueiros é
A) a divisão de tarefas entre as formigas e a organização funcional da colônia.
B) o fato de as formigas machos serem provenientes de óvulos não fertilizados.
C) a alta taxa de mortalidade das formigas solitárias ou das que se afastam da colônia. D) a existência de patrulheiras, que protegem o formigueiro do ataque de herbívoros.
E) o fato de as rainhas serem fecundadas antes do estabelecimento de um novo formigueiro.

16. (UFRN) No reino Colméia, havia uma rainha que tinha tido apenas filhos do sexo masculino (zangões) e precisava de uma sucessora para o trono. A rainha se casou com um belo zangão plebeu, e nasceram filhas operárias, das quais uma seria a escolhida para ser a futura sucessora da rainha. Essa história mostra que
A) os zangões são haplóides e produzem os espermatozóides por meiose.
B) o sexo das abelhas é determinado pelos cromossomos sexuais.
C) o sexo das abelhas é determinado pela ploidia do indivíduo.
D) a rainha e as operárias são dióicas, e os zangões são monóicos.
E) todos os indivíduos da coméia são diploides

17. (UEL) A respiração e a circulação nos insetos sustentam a alta demanda metabólica desses animais durante o vôo. Além disso, a respiração traqueal é uma importante adaptação dos insetos para a vida terrestre. Sobre as relações fisiológicas entre os processos respiratório e circulatório nos insetos, é correto afirmar:
A) O sistema circulatório aberto contém hemocianina, pigmento respiratório que facilita o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
B) O sistema traqueal conduz oxigênio diretamente para os tecidos e o dióxido de carbono em direção oposta, o que torna a respiração independente de um sistema circulatório.
C) O sistema circulatório fechado contém hemoglobina e é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
D) O sistema traqueal conduz oxigênio da hemolinfa para os tecidos, o que torna a respiração dependente de um sistema circulatório.
E) O sistema circulatório aberto, apesar de não conter pigmentos respiratórios, é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.

18. (UFC) O filo Arthropoda apresenta uma enorme diversidade de espécies e abrange, entre outros, os táxons Crustacea, Insecta e Arachnida. Com relação a esses táxons, assinale a alternativa correta.
A) Insecta distingue-se pela presença de três pares de apêndices torácicos.
B) Crustacea distingue-se pelo modo de vida aquático.
C) Arachnida distingue-se pela presença de um exoesqueleto queratinizado.
D) Crustacea distingue-se por apresentar o corpo segmentado.
E) Insecta distingue-se pela presença de antenas.

19. (VUNESP) Para voar, os insetos consomem muito oxigênio, em conseqüência da elevada atividade muscular necessária para o movimento de suas asas. Para suprir a intensa demanda, o oxigênio é levado às células musculares
A) pelo sangue, através de um sistema cardiovascular fechado, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.
B) pelo sangue, através de um sistema cardiovascular aberto, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.
C) através de um sistema de túbulos denominado traquéia, o qual leva o sangue rico nesse gás aos tecidos musculares.
D) através de um conjunto de túbulos denominado traquéia, o qual transporta esse gás desde orifícios externos até os tecidos, sem que o sangue participe desse transporte.
E) através de um coração rudimentar dividido em câmaras, das quais partem túbulos, chamados traquéias, que distribuem o sangue rico nesse gás aos tecidos do corpo.

20. Recentemente, foi descoberta uma nova espécie de inseto flebotomídeo, batizado de Lufzomya maruaga. O novo inseto possui apenas fêmeas que se reproduzem a partir da produção de ovos sem a intervenção de machos, em um processo conhecido como partenogênese. A espécie esta restrita a uma caverna na região amazônica, não sendo encontrada em outros lugares. O inseto não se alimenta de sangue nem transmite doenças, como o fazem outros mosquitos de seu mesmo gênero. Os adultos não se alimentam e as larvas parecem se alimentar apenas de fezes de morcego (guano) existente no fundo da caverna. Essa dieta larval acumularia reservas a serem usadas na fase adulta. Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, n° 252, set. 2008 (adaptado).
Em relação a essa descoberta, vê-se que a nova espécie de flebotomídeo
A) deve apresentar maior variabilidade genética que seus congêneres.
B) deve ter uma fase adulta longa se comparado com seus congêneres.
C) e mais vulnerável a desequilíbrios em seu ambiente que seus congêneres.
D) esta livre de hábitos hematófagos e de transmissão de doenças devido à ausência de machos.
E) tem grandes chances de se dispersar para outros ambientes, tornando-se potencialmente invasora.





01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
A
C
B
B
B
D
E
E
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
A
E
A
A
C
B
A
C
C


Nenhum comentário:

Postar um comentário