sábado, 13 de fevereiro de 2016

BOTÂNICA - Angiospermas

01. (ENEM) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das
a) algas.
b) briófitas como os musgos.
c) pteridófitas como as samambaias.
d) gimnospermas como os pinheiros.
e) angiospermas como as árvores frutíferas

02. (UESPI) As flores das plantas, além de chamarem atenção devido a sua beleza e colorido, são importantes órgãos reprodutivos. Considerando este assunto, observe a flor abaixo e aponte a alternativa que ordena corretamente suas estruturas.

a) 1. Antera; 2. Pólen; 3. Estigma; 4. Ovário; 5. Pétala; 6. Sépala; 7. Óvulo; 8. Estame.
b) 1. Estigma; 2. Pólen; 3. Antera; 4. Óvulo; 5.Pétala; 6. Sépala; 7. Ovário; 8. Estame.
c) 1. Antera; 2. Pólen; 3. Estigma; 4. Óvulo; 5.Sépala; 6. Pétala; 7. Ovário; 8. Estame.
d) 1. Estigma; 2. Óvulo; 3. Antera; 4. Ovário; 5.Pétala; 6. Estame; 7. Pólen; 8. Sépala.
e) 1. Antera; 2. Pólen; 3. Estigma; 4. Ovário; 5.Sépala; 6. Pétala; 7. Óvulo; 8. Estame.

03. Quando adquirimos frutas no comercio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diplóides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triplóide. Uma das técnicas de produção dessas plantas triplóides é a geração de uma planta tetraplóide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diplóides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diplóide normal.
A planta triplóide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose I é aleatória e independente, espera-se que
a) os gametas gerados sejam diplóides.
b) as cromátides irmãs sejam separadas ao final desse evento.
c) o numero de cromossomos encontrados no gameta seja 23.
d) um cromossomo de cada par seja direcionado para uma célula filha.
e) um gameta raramente terá o número correto de cromossomos da espécie.

04.  (FGV) Em algumas espécies de plantas, ocorre auto-incompatibilidade entre o grão de pólen e o estigma da mesma flor. Esse mecanismo, geneticamente determinado, impede que nessas espécies ocorra a
a) polinização.
b) partenogênese.
c) autofecundação.
d) fecundação interna.
e) fecundação cruzada.

05.  (UFSCar) Nos vegetais pertencentes às Angiospermas:
a) a endoderme é responsável pela formação das raízes secundárias.
b) a presença do periciclo e da endoderme caracteriza o crescimento secundário da raiz.
c) os anéis de crescimento percebidos em um tronco são originários da atividade diferencial do meristema cambial, em função de mudanças no ambiente.
d) as células-companheiras dispõem-se paralelamente ao longo de um elemento de vaso, auxiliando-o no transporte da seiva bruta.
e) a deposição de celulose na parede das células parenquimáticas de um tronco provoca a morte das mesmas por impermeabilizá-las.

06. (Mack) Todas as plantas apresentam alternância de gerações, isto é, uma fase assexuada, seguida de uma sexuada. Nas Briófitas, a fase Gametofítica predomina sobre a fase Esporofítica. Nas demais plantas (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), a fase Esporofítica é a predominante sobre a Gametofítica. Células haplóides de uma Angiosperma podem ser observadas
a) na parede do ovário e no grão-de-pólen.
b) no interior do óvulo e no grão-de-pólen.
c) no endosperma da semente e no tubo polínico.
d) no saco embrionário e na parede da antera.
e) no pistilo e no filete do estame.

07. (Vunesp) Analisando os processos sexuados e ciclos de vida das plantas, considere as informações seguintes.
I. Fase gametofítica muito desenvolvida.
II. Fase esporofítica independente da planta haplóide.
III. Fase gametofítica muito reduzida.
IV. Fase esporofítica cresce sobre a planta haplóide.
V. Sementes não abrigadas.
Pode-se afirmar corretamente que
a) I e II ocorrem nas briófitas e pteridófitas.
b) III e V ocorrem nas angiospermas, mas não nas pteridófitas.
c) IV ocorre apenas nas briófitas.
d) I e V ocorrem nas gimnospermas.
e) II ocorre nas briófitas, mas não nas angiospermas.

08. (PUC) Em relação aos indivíduos do reino vegetal, pode-se afirmar que os(as):
a) briófitas não dependem diretamente da água para sua reprodução.
b) fungos são vegetais aclorofilados.
c) flores dos pteridófitas são frutos modificados.
d) gimnospermas possuem flores e frutos verdadeiros.
e) frutos dos angiospermas se originam a partir do desenvolvimento do ovário.

09. (UEMG) Na história biológica das plantas, muitos eventos ocorreram durante a seleção para a vida no ambiente terrestre.
Sobre esta história, só é CORRETO afirmar que
a) o desenvolvimento de vasos condutores de seivas é característica que surgiu nos ancestrais das pteridófitas.
b) as primeiras fanerógamas eram dotadas de frutos sem sementes.
c) as gimnospermas foram selecionadas para diversidade de agentes polinizadores.
d) as angiospermas constituíram as primeiras espermáfitas.

10. (UNIFESP) Considerando a origem da espiga e do amido, é correto afirmar que cada grão de milho:
a) é um fruto e o amido ali presente teve sua origem em precursores formados a partir da fecundação da oosfera e dos estames.
b) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores formados a partir da dupla fecundação e do ovário.
c) é um fruto e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do ovário e de qualquer outro órgão da planta.
d) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do fruto e das folhas.
e) é uma semente e o amido ali presente teve sua origem em precursores que procedem do único cotilédone que o embrião possui.

11. (Mack) A respeito do ciclo reprodutivo das plantas fanerógamas (gimnospermas e angiospermas), considere as seguintes afirmações:
I. Formam tubo polínico para que o gameta masculino possa alcançar o gameta feminino no interior do ovário.
II. Apresentam alternância de gerações, sendo que a geração esporofítica é predominante sobre a gametofítica.
III. Após a fecundação, o óvulo origina a semente com endosperma 3n.
IV. o grão-de-pólen é formado a partir do micrósporo haplóide.
Estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.

12. (VUNESP) Os principais grupos de plantas que colonizaram o ambiente terrestre foram as gimnospermas e as angiospermas. Muitos autores acreditam que os insetos tiveram um papel importante no sucesso das angiospermas nesse ambiente. Uma característica das angiospermas que possibilitou a associação com os insetos é a presença de
a) fruto com mesocarpo carnoso, que impede a ingestão das sementes pelos insetos durante a polinização.
b) grãos de pólen com envoltórios resistentes, produzidos em estróbilos com áreas secretoras, que atraem os insetos polinizadores.
c) carpelos múltiplos não ovulados e anteras plumosas, que forçam insetos polinizadores a visitar muitas plantas.
d) flores com pétalas com cores, aromas ou secreções, que atraem insetos que atuarão na polinização da planta.
e) sementes descobertas, formadas em flores rudimentares, que facilitam sua dispersão pelos insetos.

13. (PUC) As Angiospermas são as plantas mais adaptadas aos ambientes terrestres. A maioria apresenta nutrição autótrofa fotossintetizante, mas algumas espécies não realizam fotossíntese, vivendo da seiva elaborada que retiram de outro vegetal, o hospedeiro.
Essas plantas que não realizam fotossíntese podem ser caracterizadas como, EXCETO:
a) hemiparasitas.
b) traqueófitas.
c) espermatófitas.
d) fanerógamas.

14. (UFMG) Os possíveis ancestrais das plantas com flor descendem de um grupo de algas verdes.
Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que os dois grupos mencionados têm em comum
a) a clorofila como pigmento fotossintetizante.
b) a parede celular com celulose.
c) o glicogênio como fonte de energia.
d) os pigmentos acessórios de diversas cores.

15. (PUC) Duas células gaméticas haplóides presentes no tubo polínico são transportadas até o óvulo. No interior do óvulo, uma delas une-se à oosfera (gameta feminino) dando origem ao zigoto, enquanto a outra une-se a dois núcleos haplóides, originando uma célula triplóide.
A descrição acima refere-se a uma
a) gimnosperma, cujo embrião é diplóide e o endosperma é triplóide.
b) gimnosperma, cujo embrião é triplóide e o endosperma é diplóide.
c) angiosperma, cujo embrião é diplóide e o endosperma é triplóide.
d) angiosperma, cujo embrião é triplóide e o endosperma é diplóide.
e) pteridófita, cuja semente tem origem a partir de fecundação dupla.

16. (UFSCar) A coloração vermelha da casca da maçã é determinada geneticamente. Um alelo mutante determina casca de cor amarela. Um produtor de maçãs verificou que, em uma determinada macieira, um dos frutos, ao invés de apresentar casca vermelha, apresentava casca com as duas cores.
Considerando-se que, na maçã, o que chamamos de fruto é um pseudofruto, no qual a parte comestível desenvolve-se a partir do receptáculo da flor, espera-se que as árvores originadas das sementes dessa maçã produzam frutos
a) todos de casca amarela.
b) todos de casca vermelha.
c) todos de casca bicolor.
d) alguns de casca amarela e outros de casca vermelha.
e) alguns de casca amarela, outros de casca vermelha e outros de casca bicolor.

17. (Mack) Nas Angiospermas, ocorre dupla fecundação, pois um núcleo espermático se funde com a oosfera, formando um zigoto 2n, e o outro núcleo espermático se funde com
a) um núcleo polar, formando o endosperma secundário 2n.
b) um núcleo polar, formando o endosperma primário 2n.
c) dois núcleos polares, formando o endosperma secundário 3n.
d) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 2n.
e) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 3n.

18. (PUC) O azeite é extraído do fruto da oliveira, a azeitona. Este fruto apresenta o pericarpo suculento. Durante a formação do fruto, o pericarpo é resultante do desenvolvimento
a) do óvulo fecundado.
b) da parede do ovário.
c) da oosfera fecundada.
d) do receptáculo floral.
e) do endosperma da semente.

19. (UFSCar) Aproximadamente 90% da flora neotropical produz frutos carnosos, com características atrativas para os vertebrados que os consomem. Desse modo, estes animais têm papel importante na dispersão de sementes e na organização das comunidades vegetais tropicais. Com relação à dispersão de sementes pelos vertebrados, pode- se afirmar que
a) os animais frugívoros que têm visão monocromática, como alguns canídeos, são ineficazes no processo de dispersão de sementes.
b) a única forma de dispersão realizada pelos mamíferos é através do transporte acidental nos pêlos.
c) a dispersão através das fezes é possível porque as enzimas digestivas não digerem o embrião de algumas sementes.
d) os peixes não se alimentam de frutos e por isso não participam do processo de dispersão de sementes.
e) os animais onívoros só promovem a dispersão de sementes quando ingerem as vísceras de animais frugívoros.

20. (PUC) A construção de cidades altera as condições ambientais de uma área natural, provocando a substituição da comunidade biótica original por uma comunidade composta por espécies nativas do local e espécies exóticas (trazidas pelo homem de outras partes do mundo). Nesta nova comunidade, as espécies exóticas interagem com as espécies locais, podendo prejudicá-las, beneficiá-las ou, mesmo, não afetá-las significativamente. Os gatos domésticos, por exemplo, podem comer os ovos de espécies de aves que nidifiquem no chão, ou próximo dele, exterminandoas, assim, de áreas pequenas. Se a área original fosse coberta por uma floresta, algumas de suas plantas e animais nativos poderiam permanecer em parques, enquanto outros desapareceriam. Outras plantas poderiam ser utilizadas em projetos de paisagismo ou de arborização das vias públicas. Contudo, as populações da maioria destas espécies seriam menores e os seus indivíduos estariam mais dispersos espacialmente. Conseqüentemente, os indivíduos de uma dada espécie com população pequena poderiam apresentar um maior grau de parentesco e, por serem mais semelhantes, sua espécie poderia ter uma menor probabilidade de adaptação frente a variações ambientais. Neste novo contexto, no entanto, as interações entre as espécies e entre elas e o meio abiótico continuariam desempenhando um papel fundamental para a manutenção da comunidade. A reprodução de determinadas espécies vegetais, por exemplo, continuaria dependendo do serviço prestado por animais polinizadores (como morcegos e beija-flores) e dispersores de sementes (como sabiás e bem-te-vis).
Dos vegetais citados abaixo, qual NÃO pode ter sua reprodução beneficiada por aves e mamíferos frugívoros segundo a descrição presente no texto?
a) Amoreiras.
b) Jacarandás.
c) Palmeiras.
d) Pitangueiras.
e) Samambaias.

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