segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FISIOLOGIA VEGETAL

01. (FGV) estômatos constam de duas células epidérmicas modificadas, denominadas células-guarda, que mantêm um espaço entre si chamado ostíolo. A abertura ou fechamento do ostíolo depende da variação do turgor das células-guarda. Segundo alguns autores, essas células,
a) na presença da luz, consomem o gás CO2, tornando o citoplasma mais alcalino. Nesse ambiente, o amido converte-se em glicose, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das
células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
b) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás torna o citoplasma mais alcalino, permitindo que a glicose se converta em amido, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por
osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
c) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás acidifica o citoplasma, permitindo que o amido se converta em glicose, o que diminui a concentração no vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o fechamento dos ostíolos.
d) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que a glicose se converta em amido. Este aumenta a concentração do vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a
abertura dos ostíolos.
e) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que o amido se converta em glicose. Esta diminui a concentração do vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o
fechamento dos ostíolos.

02. (UFU) O esquema abaixo mostra o movimento dos folíolos de Mimosa pudica, comumente chamada de “sensitiva” ou “dormideira”, que ao ser tocada reage dobrando os folíolos para cima.

Com relação ao movimento dos folíolos desta planta, analise as afirmativas abaixo.
I. Os folíolos apresentam geotropismo negativo ao serem tocados.
II. O fechamento dos folíolos é um exemplo de nastismo, ou seja, movimento não orientado, independente da direção do estímulo.
III. O toque na planta desencadeia um impulso elétrico, que provoca a saída de íons potássio das células dos púlvinos, as quais perdem água por osmose.
Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.
a) I, II e III
b) II e III
c) I e III
d) I e II

03. (FUVEST) A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em:


04. (UFSCar) Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo. Nesse transporte estão envolvidos
a) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
b) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
c) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão.
d) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
e) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.

05. (UFC) A teoria de Dixon é uma das hipóteses que tenta explicar o transporte de água da raiz até as folhas de árvores com mais de 30 metros de altura, como a castanheira-do-pará. Assinale a alternativa que contém aspectos nos quais se baseia essa teoria.
a) Coesão entre as moléculas de água, adesão entre essas moléculas e as paredes do xilema, tensão gerada no interior dos vasos pela transpiração foliar.
b) Aumento da concentração osmótica no interior dos vasos xilemáticos da raiz, entrada de água por osmose, impulsão da seiva para cima.
c) Semelhança dos vasos do xilema a tubos de diâmetro microscópico, propriedades de adesão e coesão das moléculas de água, ocorrência do fenômeno da capilaridade.
d) Permeabilidade seletiva das células do córtex da raiz, presença da endoderme com as estrias de Caspary, transporte ascendente da seiva bruta.
e) Produção de carboidratos nas folhas, aumento da concentração osmótica nesses órgãos, ascensão da seiva bruta, por osmose e capilaridade, nos vasos do xilema.

06. (FUVEST) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como conseqüência imediata do fechamento dos estômatos,
I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.
II. a planta deixa de absorver a luz.
III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas.
IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

07. (Uel) Quando um caule é iluminado unilateralmente, ele apresenta fototropismo positivo devido ao acúmulo de auxinas que provoca aumento da
a) distensão celular no lado não iluminado.
b) divisão celular no lado não iluminado.
c) distensão celular no lado iluminado.
d) divisão celular no ápice do caule.
e) divisão celular no lado iluminado.

08. (Ufmg) Este gráfico refere-se à ação das auxinas em função da sua concentração.

Com base no gráfico e em seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO
a) A ação das auxinas será maior quanto mais diluídas elas forem.
b) A auxina funciona como inibidor se usada em altas concentrações.
c) A raiz é mais sensível do que o caule à ação das auxinas.
d) As auxinas na diluição de 10 ¨ atuam no caule, na raiz e no broto.
e) O broto tem sensibilidade intermediária às auxinas, se comparada à da raiz e à do caule.

09. (Puc) Analise o gráfico a seguir onde AIA significa ácido indolil-acético (auxina).

Com base nos dados nele representados, é possível afirmar que
a) quanto maior for a concentração de AIA, maior serão crescimento da raiz e do caule.
b) a raiz e o caule são igualmente sensíveis ao AIA.
c) o AIA, por ser um hormônio, sempre estimula o crescimento.
d) as concentrações de AIA que estimulam o crescimento do caule têm efeito inibidor na raiz.
e) não há relação entre concentração de AIA e crescimento da raiz e do caule.

10. (Puc) Impedindo-se a polinização das flores de um pé de melancia e aplicando-se sobre os estigmas do gineceu pasta de lanolina contendo auxina e giberelina, espera-se obter, nessa planta, frutos
a) maiores, com sementes normais.
b) maiores, com sementes atrofiadas.
c) de tamanho normal, porém sem sementes
d) de tamanho normal, com sementes triplóides.
e) pequenos, com sementes estéreis

11. (Ufmg) Este esquema refere-se a um experimento realizado para estudar a floração em três plantas da mesma espécie que foram submetidas ao mesmo
tempo de exposição à luz (fotoperíodo).

Com base nos resultados observados, todas as conclusões são possíveis, EXCETO
a) O tratamento fotoperiódico de um única folha ou de toda a planta produz o mesmo efeito.
b) A floração de planta depende da retirada de algumas folhas.
c) A planta sem folhas NÃO apresenta fotoperiodismo.
d) A planta intacta floresce após um fotoperíodo adequado.

12. (Ufes) Dentre os fitormônios conhecidos, o etileno é um dos principais responsáveis pelo amadurecimento dos frutos. Para evitar que os frutos amadureçam durante o transporte, um produtor que queira exportar mamões para outro Estado deve
a) utilizar carros frigoríficos com baixas temperaturas e altas taxas de CO‚.
b) armazenar os frutos em temperaturas elevadas e com altas taxas de O‚.
c) diminuir a concentração de CO‚ no interior dos carros frigoríficos.
d) manter os veículos de transporte em temperatura ambiente.
e) colocar alguns frutos já maduros entre os outros ainda verdes.

13. (Uff) Dividiu-se um cacho de bananas verdes em duas partes: a primeira foi colocada em um saco pouco arejado e a segunda foi exposta ao ar. Após alguns dias, verificou-se que as frutas colocadas no saco amadureceram mais rapidamente.Isto se deu em conseqüência:
a) da diminuição da pressão parcial de O‚ que estimula a liberação de auxinas;
b) do aumento da pressão parcial de CO‚ que estimula a liberação de giberelinas;
c) da liberação de um hormônio de natureza gasosa;
d) da liberação de ácido abscísico, hormônio de natureza protéica;
e) da diminuição da ação das auxinas que são ativadas pela luz.

14. (Uerj) A senescência e queda das folhas de árvores são fenômenos observados com grande intensidade no outono, em regiões de clima temperado, quando as noites se tornam progressivamente mais frias e os dias mais curtos. A diminuição da temperatura e a menor iluminação
acarretam as seguintes alterações de níveis hormonais nas folhas:
a) diminuição de auxina e aumento de etileno
b) aumento de auxina e diminuição de etileno
c) aumento de giberelina e aumento de auxina
d) diminuição de giberelina e aumento de auxina

15. (Puc) Os tropismos observados em plantas superiores são crescimentos induzidos por hormônios vegetais e direcionados por influências do ambiente. A curvatura do caule em direção à luz e da raiz em direção ao solo são exemplos típicos de fototropismo e geotropismo positivos, respectivamente. Tais movimentos ocorrem em decorrência da concentração diferencial de fitormônios como a ________, nas diferentes estruturas da planta. Altas
taxas deste fitormônio, por exemplo, ________ o crescimento celular, o qual ________ a curvatura do caule em direção à luz.
Completam o texto acima, respectivamente, os termos constantes na alternativa:
a) citocina - promovem - induz
b) auxina - induzem - provoca
c) giberilina - inibem - impede
d) auxina - bloqueiam - inibe
e) citocina - impedem – bloqueia

16.  (Fuvest) Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta
a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.
b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.
c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.
d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.
e) continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.

17. (UFPB) A figura mostra uma planta, iluminada por uma fonte de intensidade 2x, e o gráfico que relaciona as velocidades dos processos de fotossíntese e de respiração em função da intensidade luminosa.

Se a intensidade luminosa for reduzida de 2x para x, a planta passará a produzir
a) mais O2 que CO2.
b) menos O2 que CO2.
c) quantidades iguais de CO2 e O2.
d) apenas CO2.
e) apenas O2.

18. (UEPB) O processo de oxidação dos alimentos através do qual a planta obtém energia para a manutenção de seus processos vitais denomina-se:
a) Fotólise
b) Respiração
c) Fotossíntese
d) Transpiração
e) Diálise

19. (VUNESP) Paulo considerou incoerente afirmar que as plantas promovem o seqüestro de carbono pois, quando respiram, as plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi informado de que a afirmação é
a) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é menor que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
b) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é o mesmo que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, contudo, a taxa fotossintética é maior que a taxa de respiração, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
c) correta. Embora as plantas respirem por mais tempo que aquele empregado na fotossíntese, esta permite que as plantas retenham o carbono que é utilizado na constituição de seus tecidos.
d) incorreta. As plantas acumulam carbono apenas durante seu crescimento. Em sua fase adulta, o tempo durante o qual respiram é maior que aquele durante o qual realizam fotossíntese, o que provoca a reintrodução na atmosfera de todo CO2 que havia sido incorporado.
e) incorreta. Além de a respiração e a fotossíntese ocorrerem em momentos diferentes e não coincidentes, o volume de CO2 liberado pela respiração é o mesmo que o volume de CO2 atmosférico consumido pela fotossíntese.

20. (FUVEST) Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for
a) usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
b) digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro
c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese.
d) digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva.
e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta.

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