domingo, 16 de julho de 2017

DNA nas provas do ENEM

01. (ENEM 2005) Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.

Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA:
A) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.
B) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais pois possui clorofila.
C) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
D) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
E) de características básicas, assegura sua eficiência hidratante

02. (ENEM 2007) Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a auto-replicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa.
São indispensáveis à execução do “programa” mencionado acima processos relacionados a metabolismo, autoreplicação e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:
A) fotossíntese, respiração e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético.
B) duplicação do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digestão de constituintes dos alimentos.
C) excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos.
D) respiração celular, duplicação do DNA e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético.
E) fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados.

03. (ENEM 2008) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.

De acordo com as informações acima,
A) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.
B) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.
C) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
D) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.
E) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

04. (ENEM 2008)  Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem conseqüência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de seqüenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.
A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém:
A) as seqüências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
B) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da seqüência de aminoácidos que formam o gene.
C) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
D) informações que, apesar de não serem traduzidas em seqüências de proteínas, interferem no fenótipo.
E) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.

05. (ENEM 2013) Cinco casais alegavam ser o pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

06. (ENEM 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizda para inserção de transgenes em leveduras?
A) Lisossomo.
B) Mitocôndria
C) Peroxissomo.
D) Complexo golgiense.
E) Retículo endoplasmático.

07. (ENEM 2013) Para a identificação de um rapaz, vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir as dúvidas. Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
A) pai
B) filho
C) filha
D) avó materna
E) Avô materno.

08. (ENEM 2014) Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a
A) capacidade de produzir moléculas de ATP
B) presença de parede celular semelhante à de procariontes.
C) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
D) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano
E) presença de um sistema enzimático eficiente ás reações químicas do metabolismo aeróbio.

09. (ENEM 2014) Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
A) Clone
B) Híbrida
C) Mutante
D) Adaptada
E) Transgênica

10. (ENEM 2015) O formato das células do organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por
A) produzirem mutações específicas
B) possuírem DNA mitocondrial diferentes
C) apresentarem conjunto de genes distintos
D) expressarem porções distintas do genoma
E) terem um número distinto de cromossomos.

11. (ENEM 2015) A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, + 18. A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como
A) estrutural, do tipo deleção
B) numérica, do tipo euploidia
C) numérica, do tipo poliploidia
D) estrutural, do tipo duplicação
E) numérica, do tipo aneuploidia.

12. (ENEM 2015) A palavra “biotecnologia” surgiu no século XX, quando o cientista Hebert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância. As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam
A) a sequência de DNA codificante de insulina humana
B) a proteína sintetizada por células humanas
C) um RNA recombinante de insulina humana
D) o RNA mensageiro de insulina humana
E) um cromossomo da espécie humana.

13. (ENEM 2015) Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta de microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.
O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que
A) o fenótipo das nossas células pode mudar por influencia do meio ambiente.
B) a dominância genética determina a expressão de alguns genes.
C) as mutações genéticas introduziram variabilidade no genoma
D) as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.
E) as nossas células corporais provêm de um único zigoto.

14. (ENEM 2016) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes. Um exemplo de tal processo é o (a)
A) desenvolvimento embrionário
B) reprodução sexuada
C) respiração aeróbica
D) excreção urinária
E) síntese proteica.

15. (ENEM 2016 – Prova de Dezembro) Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a alta quantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento. Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que a criança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação. O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança?
A) A célula-ovo sofreu uma alteração genética.
B) As células somáticas da mãe sofreram uma mutação
C) A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação.
D) As hemácias da mãe que foram transmitidas à criança não eram normais.
E) As células hematopoiéticas sofreram alteração do número de cromossomos.

16. (ENEM 2016 – Prova de Dezembro) Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à da timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à da citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A + G) e o total de pirimidinas (C + T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.
Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita do DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?
A) Adenina 20; Timina 25; Guanina 25; Citosina 30.
B) Adenina 25; Timina 20; Guanina 45; Citosina 45.
C) Adenina 45; Timina 45; Guanina 55; Citosina 55.
D) Adenina 50; Timina 50; Guanina 50; Citosina 50.
E) Adenina 55; Timina 55; Guanina 45; Citosina 45.

17. (ENEM 2012) O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.
A característica de interesse será manifestada em decorrência
A) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
B) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
C) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
D) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
E) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

18. (ENEM 2012) Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).  As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo
A) sofre constantes recombinações para adaptar-se.
B) muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida.
C) cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas.
D) altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias.
E) possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade.

19. (ENEM 2011) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hpelice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que?
A) A replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
B) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA pariental.
E ) a  as replicação é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

20. (ENEM 2011) Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, ácido fólico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possuírem o gene para obesidade, não expressaram essa doença na fase adulta. A autora concluiu que a alimentação da mãe, durante a gestação, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traços adquiridos e transmitidos entre gerações de organismos, sustentando, assim, a epigenética, que estuda as mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA.
Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por:
A) aneuploidia do cromossomo sexual X.
B) polipoidia dos cromossomos autossômicos.
C) mutação em genes autossômicos com expressão dominante.
D) substituição no gene da cadeia beta da hemoglobina.

E) inativação de genes por meio de modificações nas bases nitrogenadas.


01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
D
C
D
C
B
D
D
E
D
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
E
A
E
E
C
C
E
E
C
E




Nenhum comentário:

Postar um comentário