terça-feira, 18 de julho de 2017

EVOLUÇÃO nas provas do ENEM

01. (ENEM 2005) As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu “chocalho”, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes. A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que
A) a necessidade de não ser descoberta e morta mudou seu comportamento.
B) as alterações no seu código genético surgiram para aperfeiçoá-la.
C) as mutações sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se.
D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente.
E) as variedades sofreram mutações para se adaptarem à presença de seres humanos.

02. (ENEM 2005) Uma expedição de paleontólogos descobre em um determinado extrato geológico marinho uma nova espécie de animal fossilizado. No mesmo extrato, foram encontrados artrópodes xifosuras e trilobitas, braquiópodos e peixes ostracodermos e placodermos. O esquema ao lado representa os períodos geológicos em que esses grupos viveram. Observando esse esquema os paleontólogos concluíram que o período geológico em que haviam encontrado essa nova espécie era o Devoniano, tendo ela uma idade estimada entre 405 e 345 milhões de anos. Destes cinco grupos de animais que estavam associados á nova espécie, aquele que foi determinante para a definição do período geológico em que ela foi encontrada é


A) xifosura, grupo muito antigo, associada a outros animais.
B) trilobita, grupo típico da era Paleozóica.
C) braquiópodo, grupo de maior distribuição geológica.
D) ostracodermo, grupo de peixes que só apareceu até o Devoniano
E) placodermo, grupo que só existiu no Devoniano.

03. (ENEM 2005) Foi proposto um novo modelo de evolução dos primatas elaborado por matemáticos e biólogos. Nesse modelo o grupo de primatas pode ter tido origem quando os dinossauros ainda habitavam a Terra, e não há 65 milhões de anos, como é comumente aceito. Examinado esta árvore evolutiva, podemos dizer que a divergência entre os macacos do Velho Mundo e o grupo dos grandes macacos e de humanos ocorreu há aproximadamente

A) 10 milhões de anos
B) 40 milhões de anos
C) 55 milhões de anos
D) 65 milhões de anos
E) 85 milhões de anos

04. (ENEM 2006) Entre as opcoes a seguir, assinale a que melhor representa a historia da Terra em uma escala de 0 a 100, com comprimentos iguais para intervalos de tempo de mesma duracao.

05. (ENEM 2006) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, ha 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando ate a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam ate 50 mil anos de idade. Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí
A) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico ate o Piauí ha 18 mil anos.
B) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.
C) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering.
D) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering ha 18 mil anos.
E) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado ha 18 mil anos.

06. (ENEM 2006) Entre 8 mil e 3 mil anos atrás, ocorreu o desaparecimento de grandes mamíferos que viviam na América do Sul. Os mapas a seguir apresentam a vegetação dessa região antes e depois de uma grande mudança climática que tornou essa região mais quente e mais úmida.

As hipóteses a seguir foram levantadas para explicar o desaparecimento dos grandes mamíferos da América do Sul.

I Os seres humanos, que só puderam ocupar a América do Sul depois que o clima se tornou mais úmido, mataram os grandes mamíferos.
II Os maiores mamíferos atuais precisam de vastas áreas abertas para manterem o seu modo de vida, áreas essas que desapareceram da América do Sul com a mudança climática, o que pode ter provocado a extinção dos grandes mamíferos sul-americanos.
III A mudança climática foi desencadeada pela queda de um grande asteroide, a qual causou o desaparecimento dos grandes mamíferos e das aves.
Estão corretas as hipóteses
A) somente I
B) somente II
C) somente III
D) I e II
E) II e III
07. (ENEM 2006) A analise de esporos de samambaias e de pólen fossilizados contidos em sedimentos pode fornecer pistas sobre as formações vegetais de outras épocas. No esquema a seguir, que ilustra a analise de uma amostra de camadas continuas de sedimentos, as camadas mais antigas encontram-se mais distantes da superfície.

Essa analise permite supor-se que o local em que foi colhida a amostra deve ter sido ocupado, sucessivamente, por
A) floresta úmida, campos cerrados e caatinga.
B) floresta úmida, floresta temperada e campos cerrados.
C) campos cerrados, caatinga e floresta úmida.
D) caatinga, floresta úmida e campos cerrados.
E) campos cerrados, caatinga e floresta temperada.

08. (ENEM 2007) Uma equipe de paleontólogos descobriu um rastro de dinossauro carnívoro e nadador, no norte da Espanha. O rastro completo tem comprimento igual a 15 metros e consiste de vários pares simétricos de duas marcas de três arranhões cada uma, conservadas em arenito. O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros. O rastro difere do de um dinossauro não-nadador: “são as unhas que penetram no barro — e não a pisada —, o que demonstra que o animal estava nadando sobre a água: só tocava o solo com as unhas, não pisava”, afirmam os paleontólogos. Qual dos seguintes fragmentos do texto, considerado isoladamente, é variável relevante para se estimar o tamanho do dinossauro nadador mencionado?
A) “O rastro completo tem 15 metros de comprimento”
B) “O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros”
C) “O rastro difere do de um dinossauro não nadador”
D) “são as unhas que penetram no barro — e não a pisada”
E) “o animal estava nadando sobre a água: só tocava o solo com as unhas”

09. (ENEM 2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
A) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
B) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
C) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
D) aquisição de características genéticas transmitidas aos, descendentes em resposta a mudanças ambientais.
E) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

10. (ENEM 2009) Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuída ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.

O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é
A) a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
B) o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.
C) a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas.
D) a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
E) a herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes.

11. (ENEM 2010) O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são
A) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.
B) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.
C) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.
D) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.
E) metamórfica, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

12. (ENEM 2012) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.  De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que
A)desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético.
B)reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
C)causaram uma série de Intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos.
D)resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos.
E)evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.

13. (ENEM 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por
A) modificação de características
B) incremento no tamanho corporal
C) complexificação de seus sistemas
D) melhoria de processos e estruturas
E) especialização para uma determinada finalidade.

14. (ENEM 2015) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes. Um exemplo de tal processo é o(a)
A)  desenvolvimento embrionário
B) reprodução sexuada
C) respiração aeróbica
D) excreção urinária
E) síntese proteica

15. (ENEM 2015)  Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporias. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).
Essa especiação não ocorre devido ao(à)
A) oscilação genética das raças.
B) convergência adaptativa das raças.
C) isolamento geográfico entre as raças
D) seleção natural que ocorre entre as raças.
E) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

16. (ENEM 2016 prova de novembro) Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono-14. A técnica de datação apresentado no texto s´p é possível devido à
A) proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos.
B) decomposição de todo o carbono-12 presente no organismo após a morte.
C) fixação maior do carbono-14 nos tecidos de organismos após a morte.
D) emissão de carbono-12 pelos tecidos de organismos após a morte.
E) transformação do carbono-12 em carbono-14 ao longo dos anos.

17. (ENEM 2016 prova de Dezembro) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tendilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos. O texto aponta que uma ideia comum ás teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de
A) mutação
B) adaptação
C) seleção natural
D) recombinação gênica
E) variabilidade genética

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
E
B
B
E
B
A
B
B
C
11
12
13
14
15
16
17



B
B
A
E
E
A
B







Nenhum comentário:

Postar um comentário