UEMA 2017
01
- O
envoltório celular presente em todas as células é a membrana plasmática e sua
estrutura foi descoberta gradualmente. No ano de 1972, S. Singer e G.
Nicholson, da Universidade da Califórnia (EUA), propuseram um modelo usado até hoje.
A configuração molecular proposta pelos autores encontra-se representada na
imagem a seguir.
Baseado nesse modelo, pergunta-se:
a) Por que o modelo foi denominado de “mosaico fluido”?
b) Explique o que vem a ser permeabilidade seletiva.
02 - Considere o texto a
seguir.
Os fungos já foram classificados
como vegetais e também como protistas. Atualmente são agrupados num reino à
parte, chamado reino Fungi. Este grupo inclui organismos diversos, que
vivem em quase todos os ambientes terrestres e apresentam uma grande variação
de formas e tamanhos. Podem ser desde fungos microscópicos, formados por uma
única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas
pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os
cogumelos.
Explique
quatro características que fazem com que os fungos sejam enquadrados num reino
exclusivo.
03 - A Panthera onca é
o maior felino das Américas. Espécie emblemática das matas brasileiras, a
onça-pintada é importante para as ações de conservação... Esse animal é, ao
mesmo tempo, temido e admirado e habita o imaginário das pessoas.
A
Panthera onca é considerada um mamífero por apresentar características
anatômicas únicas dessa classe taxonômica. Relacione duas dessas características
e indique as funções que desempenham nos mamíferos.
04
- As
algas são uni ou pluricelulares, principalmente aquáticas, podendo ocorrer
também em locais úmidos, sobre rochas e troncos de árvores. Nas algas são
encontrados os três tipos de ciclos de vida que ocorrem em natureza, que
diferem entre si pelo momento em que ocorre a divisão celular e a ploidia dos
indivíduos adultos. No esquema que segue, pode-se observar um desses ciclos.
a) Identifique as células dos tipos 2 e 3.
b) Quais os indivíduos que representam as fases de gametófito
e de esporófito?
05 - Um programa da TV
brasileira apresenta um quadro em que pessoas que não veem seus familiares há
muito tempo podem procurar por seus parentes. Recentemente foi apresentado o
caso de uma mulher de 40 anos que era a primeira filha de um casal, tendo sido
dada para doação, logo depois de seu nascimento.
A equipe do programa encontrou os
supostos pais, mas não há registro que comprove essa filiação. Sabe-se, porém,
que a suposta mãe tem sangue tipo A Rh- e que o suposto pai tem sangue A Rh+. A
mulher que procura a família tem sangue O Rh+.
Considerando essas informações,
a) é possível concluir que a mulher
não é filha do casal? Justifique sua resposta com base nas leis da
hereditariedade e no tipo de herança dos alelos envolvidos na determinação
fenotípica dos sistemas ABO e Rh.
b) como a mulher poderia ter
nascido sem heritoblastose fetal, caso fosse filha do casal?
06
- O
babaçu é um tipo de palmeira comumente encontrada no Maranhão. Dos seus frutos
(cocos) podemos extrair diversos produtos. Das partes indicadas na figura
abaixo, pode-se obter 1. Carvão e 2. Farinha para alimentação.
Analise
a imagem.
Explique
como as partes do fruto indicadas em 1 e em 2 originam-se a partir da flor. A
seguir, identifique as partes do fruto e os tecidos da flor envolvidos.
UEMA 2016
01 - Os especialistas
estimam que os tipos de organismos descritos até hoje pela ciência representam
apenas uma pequena fração das espécies existentes. No que diz respeito ao Reino
Animalia, acredita-se que haja cerca de 1.335.000 espécies conhecidas, das
quais a imensa maioria (cerca de 96%) são animais invertebrados. Por exemplo,
Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Moluscos e Cordados apresentam 5.500,
10.000, 20.000, 93.200 e 49.700 espécies, respectivamente. A maioria desses
animais têm simetria bilateral e estão bem adaptados à locomoção, mostrando
nitidamente uma porção anterior e uma porção posterior do corpo. Sabendo-se que
a cefalização foi um passo importante na evolução animal, explique a
importância da existência da cabeça nos animais.
02 - Tanto a
fermentação como a respiração celular são processos pelos quais os organismos
utilizam a energia contida nas ligações químicas de moléculas orgânicas ricas
em energia, como a glicose, para realizar suas atividades. No entanto, a
respiração celular envolve um desdobramento mais completo da molécula de
glicose do que a fermentação. Descreva os processos de fermentação e de
respiração celular, quanto a) à utilização de oxigênio.
b)
aos resíduos produzidos.
03 - Entre 200 a 600
milhões de espermatozoides são depositados no interior da vagina, iniciando sua
jornada em direção ao óvulo. Muitos sucumbem porque são mais fracos; outros se
perdem no meio do caminho. Os melhores nadam agitando suas caudas e,
finalmente, o pequeno número de sobreviventes que restou aproxima-se do óvulo
e, apenas, um consegue atingir seu alvo - dá-se a fecundação. E, a partir daí,
inicia-se um processo de divisão do zigoto. É o começo da formação do novo
ser... É o milagre da reprodução! Analise as imagens A, B, C e D e as etapas do
desenvolvimento do embrião humano descritas pelas fases 1, 2, 3 e 4.
Fase
1, nesta fase da gestação, a nutrição é feita através da vesícula vitelínica,
ocorre junção dos vasos do embrião com os vasos da placenta em formação, sendo
o início da chamada circulação umbilical (feto-placentária).
Fase
2, nesta fase, o feto vive dentro de um saco amniótico contendo líquido que o
envolve e o protege. Neste ambiente flutuante e sem peso, ele se move
ativamente e no seu corpo todos os órgãos já estão no seu devido lugar.
Fase
3, nesta fase, inicia-se a formação do sistema nervoso e começam a despontar
pernas e braços. Surgem, pela primeira vez, movimentos bruscos.
Fase
4, nesta fase, o feto engole, urina, suga e treina os movimentos respiratórios.
Sua coluna vertebral já está bem delineada e apresenta todos os movimentos.
a)
Relacione as imagens com as etapas descritas em cada fase
b)
Determine a sequência lógica do desenvolvimento humano.
04 - As angiospermas
constituem o maior e mais diversificado grupo de plantas, com mais de 250 mil
espécies atualmente catalogadas, que ocupam os mais variados ambientes
aquáticos e terrestres, e evidenciam uma grande capacidade de adaptação. Um dos
fatores responsáveis por esse sucesso é o transporte eficiente do pólen,
fundamental para a reprodução sexuada e para garantir a variabilidade genética
das espécies. Nesse sentido, a evolução conjunta de mecanismos reprodutivos e
de agentes polinizadores definiu várias das características das flores e suas
síndromes de polinização. Caracterize as flores, de acordo com seu agente
polinizador, nas seguintes síndromes:
a)
Anemofilia
b)
Zoofilia
05 – Extinções naturais
sempre aconteceram no decorrer da história da Terra. Estima-se que a taxa média
normal de extinção seja entre 2,0 e 4,6 famílias de animais e de plantas por
milhão de anos. Os motivos pelos quais essas extinções acontecem são variados e
estão relacionados a dificuldades ambientais, à competição, a eventos
geológicos importantes como vulcanismo, glaciação, entre outros. É importante
lembrar que, durante alguns períodos da história da Terra, aconteceram as
extinções em massa. Nesses períodos estima-se que as taxas médias de extinção
tenham atingido 19,3 famílias extintas por milhão de anos. O exemplo mais
clássico de extinção em massa é o ocorrido no final do Cretáceo, onde os
dinossauros foram completamente extintos. Atualmente, nosso maior problema
reside na extinção ocasionada pelo homem. Especialmente após a revolução
industrial, o progresso e a ganância levaram o homem a ocupar e a explorar
desordenadamente vários ambientes, deixando danos irreparáveis. Por exemplo,
16.119 espécies em todo o mundo são consideradas em perigo de extinção, segundo
a lista de espécies ameaçadas de extinção, publicada pela IUCN em 2006. www.
eco.ib.usp.br.
a)
Liste dois fatores antrópicos que provocam a extinção de espécies.
b)
Explique como esses fatores agem.
06 - A genealogia
abaixo apresenta indivíduos afetados pelo albinismo (símbolos escuros) e
indivíduos com pigmentação normal (símbolos claros). Analise a genealogia para
responder às questões.
a)
Diga qual característica é condicionada por gene dominante.
b)
Identifique os genótipos dos indivíduos homozigotos
c)
Diga quais indivíduos são obrigatoriamente heterozigotos.
d)
Calcule a probabilidade de um casal formado pelos indivíduos II1 e III1 ter um
filho albino.
UEMA 2015
01 - A Acetabularia é
uma alga marinha, unicelular, com cerca de 5 cm de altura, cuja estrutura é
formada por um “chapéu”(ou umbela) e uma haste (ou pé), onde se localiza o
núcleo. Analise as experiências de microdissecção realizadas com essa alga,
demonstradas nos esquemas abaixo.
Com
base nas experiências apresentadas, explique os resultados observados,
destacando o papel do núcleo celular.
02 - O Reino Plantae
é representado por mais de 300.000 espécies, cuja história evolutiva foi
marcada pela grande capacidade adaptativa na conquista gradual e extensa do
ambiente terrestre, durante a qual as plantas desenvolveram estruturas e
mecanismos especiais capazes de superar problemas como a perda de água para o ar
e a garantia da fecundação. A árvore evolutiva abaixo representa o surgimento
de algumas dessas características, mostrando que a longa história evolutiva das
plantas envolveu vários passos.
Após
analisar a árvore, explique cada passo evolutivo característico das
embriófitas, traqueófitas, espermatófitas e antófitas.
03 - As células são unidades
morfofisiológicas dos seres vivos e da sua complexidade depende a vida,
possuindo organelas especializadas na realização de determinadas funções.
Construindo um paralelo, a ilha de São Luís do Maranhão é limitada pelas Baías
de São Marcos e São José, incluindo os municípios de São Luís, São José de
Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, e é alimentada energeticamente pela estação
do Sacavém. Além disso, possui um complexo sistema de circulação de produtos e
de pessoas.
a) Relacione os elementos
apontados na caracterização da ilha com os componentes celulares denominados:
retículo endoplasmático, mitocôndrias e membrana plasmática.
b) A seguir, explique suas
respectivas funções.
04 – Anatomicamente, os
insetos são bastante uniformes com apêndices, cabeça, tórax e abdômen e a
presença de um exoesqueleto. À medida que o animal vai crescendo, ocorre o
rompimento desta “carapaça” em algum ponto do corpo do animal e essa estrutura
é comumente encontrada abandonada. O gráfico abaixo mostra as linhas A e B, que
representam curvas de crescimento de organismos.
Considerando
o gráfico, indique a curva (A ou B) que define corretamente o crescimento dos
insetos. Justifique sua resposta, analisando comparativamente as duas curvas.
05 - Em muitas regiões
do mundo, os ouriços-do-mar são apreciados no consumo humano. São muito
importantes em estudos científicos sobre o desenvolvimento embrionário animal,
uma vez que são organismos deuterostômios, assim como os chordatas. Por isso,
constituem-se valiosos instrumentos para análise das várias etapas do
desenvolvimento. Algumas destas etapas são apontadas nas figuras, que mostram a
formação do indivíduo.
Com base nas figuras de 1
a 4, reprodução de imagens de um microscópio óptico,
a) relacione cada imagem à
etapa do desenvolvimento embrionário do ouriço-do-mar, nomeando-as.
b)
descreva cada etapa apontada.
06 - O albinismo, caracterizado
pela ausência do pigmento melanina, é uma característica mendeliana,
determinada por um par de alelos recessivos. Analise as duas situações abaixo,
responda às perguntas e justifique cada uma das respostas.
a) Um
homem heterozigoto para o albinismo é casado com uma mulher albina. Quais os
genótipos e os respectivos fenótipos de seus prováveis filhos?
b) Se
esse mesmo homem casar com uma mulher heterozigota, qual a probabilidade de
nascer uma criança albina?
UEMA 2014
01 - É comum indagarmos sobre nossa
origem. Viemos mesmo dos macacos? Antigamente a pergunta era ouvida com
desprezo e incredulidade, mas hoje é recebida com naturalidade. A origem do ser
humano – esse mamífero tão especial – deve ser analisada, pois o comportamento
tem raízes em um passado remoto, quando um ser meio macaco, meio humano ocupava
as florestas e depois as savanas da África, onde devem ter surgido os primeiros
ancestrais dos seres humanos.
Entre
esse ancestral e o ser humano atual – conhecido nos meios científicos como Homo
sapiens sapiens – houve uma série de outros tipos conforme a representação
esquemática da possível linha evolutiva entre o Australopithecus e o Homo
sapiens.
Considerando o exposto, explique como
a mutação contribui para a evolução humana.
02 - Um artigo publicado na revista online PloS ONE
descreve a ação dos fungos e o comportamento de formigas infectadas. Após a
infecção feita por meio de esporos, as formigas têm seu sistema nervoso
atingido e passam a ser controladas pelo parasito. Cada fungo possui
necessidades diferentes, mas todos direcionam as formigas para o local mais
adequado à reprodução de sua espécie. As formigas abandonam suas atividades na
colônia e, como verdadeiros “zumbis”, dirigem-se ao local determinado e, com o
avanço da ação fúngica, os insetos morrem em alguns dias.
Explique o ciclo de
vida de fungos no caso citado.
03 - Em uma visita a um oceanário, os alunos observaram o
ecossistema artificial indicado a seguir:
O grupo de alunos
aproximou-se fascinado e fez os seguintes comentários:
Vinicius: - Esses moluscos
são realmente resistentes devido à presença dessa concha secretada pelo manto!
Carlos: - Vejo um
crustáceo que está bem preparado para se defender pela existência do
exoesqueleto e apêndices articulados.
Karla: - O Carlos só está
enganado em dizer que esse animal é um crustáceo. Nem Artrópode é!
Igor: - Alguém poderia me
informar a qual animal vocês estão se referindo? Vejo, no aquário, um crustáceo
em uma concha de molusco.
Flávia: - Carlos está
errado! A professora explicou várias vezes que nos equinodermas, como naquele
animal dentro da concha, o esqueleto é calcário revestido por epiderme.
Analise as respectivas falas dos
alunos quanto à correção das características morfológicas dos animais
invertebrados. Justifique o porquê das informações corretas.
04 - A maior parte do axônio é envolvida por uma camada de
natureza lipídica chamada de bainha mielínica que funciona como isolante
elétrico, aumentando a velocidade de condução do impulso nervoso. Algumas
doenças, como, por exemplo, a síndrome de Guillain-Barré, têm origem na
destruição da bainha de mielina com perda gradual da atividade motora.
Explique como a
destruição da bainha de mielina afeta a atividade muscular.
05 - A velocidade de circulação do
sangue nos vasos varia dependendo do seu diâmetro. Quanto maior o diâmetro e
mais próximo do coração, menor será a velocidade de circulação de sangue por
ele, como no caso da aorta. De outra forma, quanto menor o diâmetro e mais
longe do coração, maior será a velocidade de circulação do sangue.
Com base
no texto, justifique a taxa alta de mortalidade em indivíduos com rompimento da
aorta.
06 - A biotecnologia permite que o homem utilize organismos
para obtenção de substâncias úteis para a humanidade ou ainda faça cruzamentos
para a obtenção melhorada de animais e de vegetais. Podemos citar como exemplo
o cruzamento de bovino da raça Shorthorn, que é ótimo produtor de carne, mas
sensível às doenças parasitárias, com bovinos da raça Zebu, que não é bom
produtor de carne, porém, resistente às doenças parasitárias. Como resultado
desse cruzamento, temos obtenção da raça Santa Gertrudes, bom produtor de carne
e resistente às doenças parasitárias.
A partir da
informação acima, explique o processo biotecnológico utilizado para obtenção de
bovino da raça Santa Gertrudes.
07 - Os cientistas avaliaram as mudanças climáticas em todo
o mundo. No Brasil, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas produziu o
primeiro grande relatório dedicado exclusivamente a nossa realidade. Muitos
impactos já são observados e poderão ficar mais intensos nos próximos 50 anos,
a exemplo da redução da capacidade hídrica da Amazônia em até 40%, aumento de
temperatura em até 6ºC, terras agricultáveis reduzidas e grandes enchentes.
Conhecendo
que o solo interage com a atmosfera, com o clima, com as águas superficiais e
subterrâneas,
a) indique um impacto
humano sobre o solo.
b) explique como minimizar
as consequências do referido impacto.
08 - Uma epidemia mortal tem assolado Libéria, Guiné e
Serra Leoa, países pertencentes ao continente africano. Trata-se de uma febre
grave do tipo hemorrágica transmitida pelo vírus ebola. Surtos semelhantes já
atingiram este continente em outras ocasiões, precisamente nos anos 1995, 2000
e 2007. Não existe tratamento específico para combater o vírus ebola e a
transmissão da doença ocorre por meio do contato com sangue, sêmen, saliva,
lágrimas e suor de pessoas infectadas.
Descreva as medidas
profiláticas que devem ser adotadas com o objetivo de diminuir o avanço do
vírus ebola.
s
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