segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

REINO PROTISTA - Algas

01. (ENEM) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque
a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

02. (UFPI) As algas são componentes crucialmente importantes dos ecossistemas aquáticos, produzindo oxigênio e servindo como alimento para animais aquáticos. Sobre as algas é correto afirmar:
a) As algas verdes caracterizam-se por apresentar clorofila a e b nos plastos e paramilo como principal substância de reserva.
b) As células das diatomáceas apresentam parede celular rígida denominada fístula ou carapaça impregnada de compostos de sílica.
c) O Sargassum, representante das algas pardas, assemelha-se às plantas superiores por apresentar ramos laterais com os mesmos tecidos encontrados nas folhas das angiospermas.
d) As algas vermelhas, na maioria são marinhas, mas existem espécies de água doce. A cor vermelha nessas algas se deve à presença do pigmento ficocianina.
e) As euglenas são unicelulares portadores de parede celular, sob a qual se localizam fibrilas contráteis que permitem  modificar a forma da célula.

03. (UESPI) Microalgas marinhas têm sido apontadas como as prováveis fontes de biodiesel do futuro, uma vez que delas pode ser extraído óleo de forma semelhante à que ocorre com as plantas oleaginosas. São vantagens da utilização deste combustível proveniente das microalgas, exceto:
a) o fato de ser um combustível renovável e biodegradável.
b) a ausência de contribuição para o aumento de gás carbônico na atmosfera.
c) o combustível poder ser utilizado puro ou misturado ao diesel comum.
d) microalgas poderem ser cultivadas em tanques, o que diminui a necessidade de extensas faixas de terra para plantação de oleaginosas.
e) microalgas não necessitarem de luz para proliferar, podendo ser cultivadas independentemente do regime de chuvas da região.

04. (UFG) Em relação às algas pode-se afirmar que:
a) são exclusivamente aquáticas, podendo viver em água doce ou salgada;
b) entre as cianofíceas existem espécies fixadoras de nitrogênio;
c) as feofíceas são em sua maioria unicelulares, embora existam formas coloniais e filamentosas;
d) as clorofíceas caracterizam-se por possuírem em seus cromatóforos dois pigmentos de natureza protéica, as icobilinas: ficoeritrina e ficocianina;
e) as conhecidas como diatomáceas constituem um grupo de importância econômica, por produzirem grandes quantidades de hidrocolóides.

05. (UFPI) Atualmente, biólogos da área de sistemática e evolução dos seres vivos incluem as algas como pertencestes ao reino Protista, e não ao reino Vegetal, como tradicionalmente se conhece, devido a sua aparência com as plantas. A explicação para se classificar as algas como Protista e não como Vegetal está no fato da:
a) presença de células com paredes celulósica.
b) ausência de envoltórios nuclear em suas células.
c) ausência de tecidos e órgãos bem diferenciados.
d) presença de clorofila como pigmento fotossintetizante.
e) ausência de organelas celulares

06. (UFPI) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.
Ocasionalmente, a proliferação intensa de organismos marinhos (que liberam na água uma potente toxina) ocasiona as ..., um sério problema ambiental. Mariscos podem absorver e concentrar a toxina liberada, a qual afeta seriamente o sistema ... de muitos animais como peixes ou seres humanos, caso entre em contato com a água ou alimentos contaminados. Os organismos responsáveis por esse fenômeno são os (as)....
a) Marés pardas – respiratório – acetabulárias.
b) marés  parda – locomotor – poríferos
c) marés vermelhas – respiratório – macroalgas
d) marés oleosas – endócrino – diatpmáceas.
e) marés vermelhas – nervoso – dinoflagelados.

07. (PUC) A fotossíntese é o processo biológico predominante para a produção do gás oxigênio encontrado na atmosfera terrestre. Cerca de 30 % do nosso planeta é constituído por material sólido (regiões continentais), onde se encontram grandes florestas e outros tipos de cobertura vegetal, e 70%, por água, onde vive o fitoplâncton.
Analisando estas informações e o ciclo biogeoquímico do oxigênio, conclui-se que:
a) a Mata Atlântica é a maior fonte de oxigênio do Brasil.
b) os manguezais produzem a maior parte do oxigênio da atmosfera.
c) a Floresta Amazônica e as florestas temperadas produzem a maior parte de oxigênio da Terra.
d) as algas microscópicas são as principais fornecedoras de oxigênio da Terra.
e) a Floresta Amazônica com toda a sua exuberância é a principal responsável pelo fornecimento de oxigênio do nosso planeta.   
08.   (UFRN) "E toda a água do Nilo se transformou em sangue. Os peixes do Nilo morreram, e o rio exalou um olor tão pestilento que os egípcios já não podiam beber de suas águas. Então houve sangue em todo o território do Egito", assim diz a Bíblia (Êxodo, 7:2-21). Esse texto é, provavelmente, a primeira referência escrita sobre um fenômeno que vem constituindo um problema cada vez mais freqüente, relacionado à
a) contaminação das águas nas zonas costeiras, propiciando multiplicação excessiva de dinoflagelados, o que pode causar perdas econômicas, pela morte maciça de peixes.
b) formação de manchas de cores variadas, causada por uma diversidade de organismos marinhos, devido à falta de oxigênio.
c) circulação deficiente de nitratos e fosfatos essenciais aos peixes, o que provoca a morte de grande número deles, a ponto de formar uma mancha de sangue na água.
d) eutrofização das águas, devido a detritos orgânicos, ocasionando um fenômeno conhecido como "maré planctônica", decorrente do envenenamento de bivalves.

09. (UFSCar) Pode-se afirmar que fitoplâncton
a) é constituído por organismos heterótrofos.
b) representa a comunidade dos produtores do plâncton.
c) não depende da presença de luz para se desenvolver.
d) representa a comunidade dos consumidores do plâncton.
e) é representado por organismos que se deslocam ativamente na água.

10. As algas são organismos encontrados tanto em água doce como no ambiente marinho e, apesar de terem diversas utilidades para o homem, muitas vezes causam transtornos quando crescem em proporções indesejáveis. Esse processo, muitas vezes acompanhado de grande liberação de toxina, recebe o nome de:
a) endossimbiose.
b) poluição.
c) floração.
d) calcificação.
e) fotossíntese.

11. Algumas algas caracterizam-se por apresentar uma parede celular dividida em duas metades chamadas de frústulas, que se encaixam como se fossem uma placa de Petri. Estas algas são importantes componentes do fitoplâncton e estão agrupadas no filo:
a) Chrysophya.
b) Phaeophyta.
c) Chlorophyta.
d) Bacillariophyta.
e) Dinophyta.

12. (UFC) O reino Protista inclui as algas e os protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino.
a) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.
b) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.
c) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas.
d) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas.
e) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

13. (Unesp) 
“Maré vermelha deixa litoral em alerta.”
Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha", cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião [...] e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.
(Jornal "Vale Paraibano", 01.02.2003.)
A maré vermelha é causada por
a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.
b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.
c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.
d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.
e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

14. (Mack)
I. Todas elas têm capacidade de realizar a fotossíntese;
II. Em muitas delas há alternância de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida, alternam-se gerações de indivíduos haploides e diploides;
III. A maioria delas apresenta o amido como substância de reserva;
Dentre as afirmações, relativas às algas, assinale:
a) se somente I estiver correta.
b) se somente II estiver correta.
c) se somente I e II estiverem corretas.
d) se somente I e III estiverem corretas.
e) se todas estiverem corretas.

15. (PUC) Responder à questão com base nas afirmações abaixo, sobre as algas verdes do grupo Chlorophyta:
I. São organismos autotróficos que possuem clorofila a e b.
II. A substância de reserva é o amido.
III. A maioria é aquática.
IV. Todas são unicelulares.
V. As algas marrons e vermelhas não são os seus parentes mais próximos.
Estão corretas todas as afirmações, EXCETO a:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

16. Observando criteriosamente a característica das algas, podemos englobá-la em qual reino?
a) Monera.
b) Protista.
c) Fungi.
d) Animalia.
e) Plantae.

17. Sabemos que grande parte das algas possui como produto de reserva (carboidrato) o amido, entretanto, algumas possuem outras substâncias. Marque a alternativa que indica um grupo de algas que não possui essa substância de reserva.
a) Rhodophyta.
b) Chlorophyta.
c) Euglenophyta.
d) Dinophyta.

18. (Mack) Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos, é correto afirmar que: 
a) Todos apresentam, além da clorofila, os pigmentos carotenóides e xantofilas.
b) Todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima.
c) Somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio.
d) Somente as plantas apresentam as clorofilas a e b.
e) Somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos.

19. (FUVEST) Nos ambientes aquáticos, a fotossíntese é realizada principalmente por: 
a) Algas e bactérias.
b) Algas e plantas.
c) Algas e fungos.
d) Bactérias e fungos.
e) Fungos e plantas.

20. (FUVEST)  As marés vermelhas, fenômeno que podem trazer sérios problemas para organismos marinhos e mesmo para o homem, são devidas:
a) a grande concentração de rodofíceas bentônicas na zona das marés;
b) ao vazamento de petróleo, o qual estimula a proliferação de diatomáceas marinhas;
c) a presença de poluentes químicos provenientes de esgotos industriais;
d) a reação de certos poluentes com o oxigênio produzindo pelas algas marinhas;
e) a proliferação excessiva de certos protistas planctônicos (pirrófitas) que liberam toxinas na água

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
B
E
E
C
E
D
A
B
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
D
B
E
C
D
B
C
E
A
E


Nenhum comentário:

Postar um comentário