segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

VÍRUS

01.  (ENEM) Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?
a) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução.
b) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.
c) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.
d) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato.
e) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas.

02. (ENEM) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque:
a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.
b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença

03. (ENEM) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:
a) alta concentração de macrófagos.
b) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.
c) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.
d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.
e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

04. (ENEM) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento:
a) antibióticos contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença

05. (ENEM)
Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções
continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria:
a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

06. (UEMA) Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus da gripe do frango fez 79 vítimas humanas no Camboja, na Tailândia e no Vietnã entre janeiro de 2004 e abril de 2005 (Veja, ano 38, n. 15, 13 de abril de 2005. p.120-4).
Essa doença é causada pelo vírus conhecido como:
a) H5N1
b) H1N1
c) H5N5
d) H2N1
e) H2N2

07. (UEMG) A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. É altamente contagiosa e ocorre de maneira epidêmica, mais no final do outono, inverno e início da primavera. Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infectam só humanos. Qualquer pessoa pode gripar. Contudo, pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica e idosas têm uma tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais.
As informações contidas no texto acima e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, só NÃO PERMITEM AFIRMAR que
a) pela característica do Influenza A , este deve ser o ancestral dos vírus Influenza B e Influenza C.
b) uma vez afetada pelo Influenza A, a pessoa não poderá ser afetada pelos Influenza B e Influenza C, pois já desenvolveu imunidade.
c) os surtos epidêmicos podem ser explicados pelo comportamento assumido pelos humanos no período referido no texto.
d) embora não curem o individuo doente, as vacinas são importantes para o controle de novos casos.

08. Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou  boletim epidemiológico, com estatísticas do fim de 2015, em que relatava a existência de 3174 casos suspeitos de microcefalia – um número vinte vezes maior que o verificado em todo o ano de 2014.  Toda vez que uma nova epidemia surge, abre-se terreno para especulações e para medidas emergenciais. Foi o que ocorreu na década de 70, com a  meningite. Na ocasião, esgotaram-se nas farmácias os comprimidos e ampolas à base de sulfa e de antibióticos, utilizados para tratar a doença. Mais recentemente, em 2009, o pânico ocorreu por causa do H1N1. A história se repetiu. A corrida às farmácias era para estocar o álcool gel. Nunca uma população higienizou tanto as mãos. Por sorte, o H1N1 era muito mais fácil de prevenir do que a infecção por zika.
( Revista Veja, 13 de Janeiro, 2016)

Sobre o vírus zika e seu agente transmissor, marque a alternativa incorreta:
a) o mosquito transmissor do zika é o Aedes aegypti, e ele precisa de pouquíssima água para se reproduzir , o suficiente para encher uma tampinha de garrafa.
b) o vírus foi identificado inicialmente em 1947, na floresta de Zika, na África. Os primeiros casos ocorreram em Uganda e Micronésia.
c) a infecção causada pelo vírus pode provocar a destruição de mais de 50% do tecido cerebral.
d) a microcefalia leva à deficiência motora, mental e, em alguns casos à morte prematura.
e) as funções primárias, como respiração e batimentos cardíacos são totalmente obstruídas. 

09 (Puc) O beijo, sinal normalmente de carinho, tem trazido ao longo da vida humana outras conotações, como, por exemplo, sinal de cumprimentos, traição. Pode ser também veículo de doenças causadas por vírus. Das doenças abaixo, qual NÃO é virótica e transmitida pela saliva? a) hidrofobia
b) hepatite
c) caxumba
d) cólera
e) doença de chagas

10. (UFPA)
Nos grandes centros urbanos do Brasil,
plantas medicinais são comercializadas
livremente e indicadas para os mais diversos
usos. Devido aos inúmeros casos de toxicidade
pelo uso inadequado de plantas, a literatura
especializada ressaltou que o uso do ginkgo e do
alho podem influenciar negativamente no
tratamento de doenças como Aids (1) e
câncer (2).
(Fonte: Veiga Jr. Química Nova, 2004).
Em relação aos termos em destaque, no Texto XV, afirma-se que:
I. A doença de número 1 é causada por diversos tipos de agentes etiológicos e transmitida pelo contato direto de pessoa
para pessoa.
II. A doença de número 2 é caracterizada por alterações no sistema de controle da divisão celular.
III. O diafragma, por fechar o colo do útero e impedir a entrada dos espermatozoides, é considerado também um método eficiente na prevenção da doença 1.
IV. O quadro clínico avançado da número 1 induz o aparecimento de infecções oportunistas, como pneumonias e doenças de pele.
V. Na doença 2, as células afetadas se multiplicam desordenadamente e são capazes de migrar e invadir outros tecidos e regiões do corpo.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a I, II e III
b II, III e IV
c II, IV e V
d III, IV e V
e I, II, III e IV


11. (FGV) Detectado foco de morcego com raiva em Botucatu, SP. Confirmada a presença do vírus causador da raiva em um morcego apreendido em uma praça no centro da cidade. O animal estava caído e se debatendo, quando foi visto por estudantes. O morcego doente era da espécie que se alimenta de frutas.
(Portal Estadão, 06.06.2006)
Mais um caso de morcego positivo para raiva na cidade de Botucatu. A Secretaria Municipal de Saúde registrou mais um caso de morcego positivo para raiva na cidade de Botucatu. O animal foi encontrado caído em uma praça nas proximidades do centro. Este é o terceiro caso de raiva em morcego registrado este ano em Botucatu. O primeiro foi notificado no início do mês de junho, na região central da cidade. O segundo caso na Vila Antártica, no final do mês de julho. O morcego encontrado é da espécie Myots sp e alimenta-se de insetos.
(Portal da Prefeitura Municipal de Botucatu, 18.08.2006)
Para se evitar a contaminação da população humana com o vírus da raiva, o procedimento mais adequado que deverá ser tomado pelas autoridades da referida cidade será
a) promover campanha para localização e eliminação das colônias de morcegos nas áreas urbana e rural.
b) medicar com antibióticos específicos os animais domésticos que tenham entrado em contato com os morcegos.
c) antecipar a vacinação anti-rábica de cães e gatos nas regiões onde os morcegos foram encontrados.
d) promover campanha para a vacinação anti-rábica da população humana.
e) desconsiderar o ocorrido e informar a população que não tenha receio, pois apenas os morcegos hematófagos, mas não os frugívoros ou insetívoros, representam risco de transmissão da raiva.

12 (Unifesp) Considere as quatro afirmações seguintes.
I. O uso de preservativos é dispensável nas relações sexuais entre duas pessoas já infectadas pelo vírus HIV.
II. O diafragma usado com espermicida é um método eficiente para se evitar o contágio pelo HIV.
III. Uma mulher HIV positiva pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez e o parto e pela amamentação.
IV. Nem todo portador do vírus HIV tem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
Das afirmações apresentadas, são corretas:
a) I e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

13. (UFT) Uma reportagem da Veja na seção Medicina (no. 11, março de 2011) anunciava “o fim de um pesadelo” ao destacar novos testes que rastreiam a presença do vírus HPV e antecipam o diagnóstico do câncer do colo de útero em dez anos, comparado ao tradicional exame papanicolau.  Transmitido principalmente nas relações sexuais, o HPV está associado a 99% dos casos de câncer de colo uterino e parece estar associado ao câncer de pênis no homem. Marque a alternativa que aponta CORRETAMENTE outras doenças causadas por vírus e que podem ser transmitidas sexualmente.
a) AIDS, hepatite B, hepatite C.
b) AIDS, hepatite B, cancro mole.
c) AIDS, sífilis, hepatite C.
d) AIDS, hepatite A, herpes genital.
e) AIDS, hepatite B, gonorréia.

14. (Ufv) Impressionados com a notícia do poder arrasador com que o vírus Ebola vem dizimando uma certa população na África, alguns alunos de um colégio sugeriram medidas radicais para combater o vírus desta terrível doença. Considerando-se que este agente infeccioso apresenta características típicas dos demais vírus, assinale a alternativa que contenha a sugestão mais razoável:
a) descobrir urgentemente um potente antibiótico que possa destruir a sua membrana nuclear.
b) alterar o mecanismo enzimático mitocondrial para impedir o seu processo respiratório.
c) injetar nas pessoas contaminadas uma dose maciça de bacteriófagos para fagocitar o vírus. d) cultivar o vírus "in vitro", semelhante à cultura de bactérias, para tentar descobrir uma vacina.
e) impedir, de alguma maneira, a replicação da molécula de ácido nucléico do vírus.

15. 
A aprovação da primeira vacina contra a dengue no Brasil, anunciada na última segunda-feira,28, fecha um ano amargo com pelo menos uma boa notícia. Em 2015, houve mais de 1,5 milhão de casos registrados. Desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, a vacina tem eficácia geral de 66%. O índice de proteção é inferior ao das outras vacinas – as doses que previnem o HPV, o sarampo, a rubéola e a hepatite B, por exemplo, superam os 90%.  O Brasil é o terceiro país a aprovar a vacina da dengue. O México e as Filipinas deram o aval recentemente.
( Revista Veja, 6 de Janeiro, 2016) 
Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que:
a) No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptase reversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro.
b) Em qualquer infecção viral, o ácido nucléico do vírus tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo.
c) No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNA mensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais.
d) Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que o ácido nucléico do vírus seja transcrito.
e) Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicar sem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira.

16. (Fuvest) Os vírus
a) possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminoácidos e energia das células hospedeiras.
b) possuem genes apenas para RNA ribossômico e para RNA mensageiro, pois utilizam RNA transportador da célula hospedeira.
c) possuem genes apenas para RNA mensageiro e para RNA transportador, pois utilizam ribossomos da célula hospedeira.
d) possuem genes apenas para RNA mensageiro, pois utilizam ribossomos e RNA transportador da célula hospedeira.
e) não possuem genes para qualquer um dos três tipos de RNA, pois utilizam toda a maquinaria de síntese de proteínas da célula hospedeira.

17. (Unesp) Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que
a) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação.
b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
c) são formados por uma carapaça protéica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça.
d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.
e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando "o lise bacteriano", e impedir a reprodução das bactérias.

18. (Puc) A pessoa infectada pelo vírus da AIDS apresenta queda acentuada de imunidade devido à redução do número de
a) linfócitos.
b) neutrófilos.
c) macrófagos.
d) monócitos.
e) hemácias.

19. (Ufpe) Em relação à AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), analise as proposições a seguir:
1. É causada por um retrovírus.
2. Pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV.
3. O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é uma das principais medidas profiláticas.
4. A transmissão é freqüente pelo contato de mãos. Considerando o estágio atual de conhecimentos, estão corretos:
a) 1, 3 e 4, apenas
b) 2 e 4, apenas
c) 1, 2 e 3, apenas
d) 2 e 3, apenas
e) 1, 2, 3 e 4

20. (Puc) A maioria dos morcegos que vemos voando durante a noite, na cidade, são completamente inofensivos ao homem. São morcegos frugívoros, ou seja, que se alimentam de frutos. Existem também aqueles que são nectívoros, ou seja, se alimentam do néctar das flores. No entanto, no meio rural, ocorrem morcegos vampiros, atraídos pela existência de bois, vacas e cavalos, dos quais sugam o sangue; eventualmente, esses morcegos podem sugar sangue do homem. Tal fato é preocupante, pois os morcegos hematófogos são, conhecidamente, transmissores de uma doença virótica e fatal, se não tratada a tempo. A doença à qual o texto se refere é:
a) Caxumba.
b) Hepatite.
c) Rubéola.
d) Raiva.
e) Sarampo.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
E
E
B
A
A
A
E
D
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
C
E
A
E
C
D
E
A
C
D



8 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=irAtnUXWU_w

    ResponderExcluir
  2. Como me tornei uma mulher feliz novamente
    Com lágrimas de alegria e felicidade, estou prestando meu testemunho a todos os telespectadores on-line, meu problema com o estágio IB de Câncer de Estômago causou-me muitas dores e tristezas, especialmente em minha família.
    Eu estava com tanto medo de perder a vida, sofri o constrangimento de visitar
    terapia centenas de vezes, infelizmente eles não encontraram uma solução definitiva para o meu problema, chorei o dia todo e a noite, tenho que viver minha vida dessa maneira? Eu procurei toda a Internet por cuidados, fui enganado por fraudadores da Internet vezes sem números ... até que um amigo meu que fica no Reino Unido me apresentou a um amigo dela que estava curado da mesma doença, e ela me apresentou ao Dr. Itua, que a curou do câncer de mama por este e-mail / WhatsApp +2348149277967, drituaherbalcenter@gmail.com. Entrei em contato com ele e ele prometeu que tudo ficaria bem e que eu tinha fé. Ele me enviou seus medicamentos à base de plantas através do Courier servcie e fui instruído sobre como tomá-lo por três semanas para curar, segui as instruções que me foram dadas e Hoje sou uma mulher feliz novamente. Ele cura todos os tipos de doenças como - câncer no cérebro, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, câncer de ovário, linfoma de Hodgkin, herpes, câncer de fígado, câncer de garganta,
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresesclerose, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, Parkinson, Als, carcinoma adrenocortical Mononucleose infecciosa.
    Câncer de intestino, Câncer de tireóide, Câncer de útero, Fibróide, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Escoliose lateral amiotrófica, Tumor cerebral, Fibromialgia, Toxicidade por fluoroquinolonaTumor de bexiga Mieloma múltiplo, tumores neuroendócrinos
    Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de sinusite, Hepatite A, B / C, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer testicular, Doenças de Tach, Leucemia.

    ResponderExcluir
  3. TRATAMENTO PERMANENTE DO VÍRUS DE HERPES O vírus do herpes simplex é um vírus contagioso que pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de contato direto. As crianças geralmente contraem o HSV-1 por contato precoce com um adulto infectado. A infecção pelo HSV-1 pode ocorrer a partir de interações gerais, como comer dos mesmos utensílios, compartilhar protetor labial ou beijar. O vírus se espalha mais rapidamente quando uma pessoa infectada está passando por um surto. Além disso, é possível obter herpes genital a partir do HSV-1 se o indivíduo tiver tido herpes labial e tiver realizado atividades sexuais durante esse período. O HSV-2 é contraído através de formas de contato sexual com uma pessoa que tem HSV-2. Estima-se que cerca de 20% dos adultos sexualmente ativos nos Estados Unidos tenham sido infectados com HSV-2, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD). (AAD) Embora as infecções por HSV-2 sejam disseminadas ao entrar em contato com uma ferida de herpes, a AAD relata que a maioria das pessoas contrai HSV-1 de uma pessoa infectada que é sintomática ou não tem feridas. ter outra infecção sexualmente transmissível (DST) com sistema imunológico enfraquecido
    TRATAMENTO
    O herpes é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o herpes é tomando remédios naturais para ervas, eu li sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que cura do herpes com seu poderoso remédio herbal. entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que me ajudaria com as ervas naturais de Deus! depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para Eu via o UPS SPEED POST e me pegou depois de 3 dias! Eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! é realmente como um sonho, mas estou muito feliz! para as pessoas que sofrem das seguintes doenças, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, lúpus e mais devem contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque eu sou um testemunho vivo e eu fui curado de herpes e seu remédio é legítimo. Enviei-lhe o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de passar pelo medicamento.
    CONTATO DR JAMES PARA O E-MAIL DE CURA PERMANENTE: drjamesherbalmix@gmail.com LIGUE OU APLIQUE-O NO APLICATIVO +2348152855846

    ResponderExcluir